Política Editorial

REVISTA DO INSTITUTO INTERNACIONAL DA LINGUA PORTUGUESA - PLATÔ



A PLATÔ Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa é uma publicação semestral, aberta a colaboradores dos países da CPLP e demais interessados em questões relativas à língua portuguesa em seus variados contextos e articulações. Os trabalhos nela publicados, portanto, estarão circunscritos a esse domínio histórico-linguístico e suas políticas, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos. Aceitam-se apenas textos relativos a esse campo temático. Artigos provenientes de outras áreas somente serão avaliados quando estiverem, de alguma forma, dialogando com a temática aqui proposta.

Publicar-se-ão apenas trabalhos originais que contemplem pesquisa científica e/ou aplicada e discussão teórica e/ou política não publicadas anteriormente, sendo que esses trabalhos podem estar na forma de artigo, ensaio, debate, ou retrospectiva (estado da arte). Ao encaminhar o texto, o autor está automaticamente declarando que não o submeteu a outra publicação periódica ou coletânea. O trabalho deve ser acompanhado, se for o caso, de uma declaração de conflito de interesses na qual conste o tipo de conflito. Todas as instituições patrocinadoras da pesquisa devem ser mencionadas no trabalho. Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deve ter aprovação prévia de comissão de ética. Nesses casos, o número do protocolo na comissão de ética deve ser mencionado no trabalho. Quando não houver no país essa instância reguladora da ética da pesquisa, o autor deve mencionar sua ausência e declarar-se responsável pelo trabalho realizado.

A língua aceita para publicação será o português. Poderão ser publicadas versões do texto em outras línguas dos países da CPLP, ficando a composição e revisão do material a cargo do autor.

A revista PLATÔ publicará, em seus oito primeiros números, os resultados dos trabalhos referendados pelo IILP e seus parceiros, estando já em andamento os previstos no Plano de Ação de Brasília para a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa, a saber: resultados dos Colóquios de Maputo, Praia, Guaramiranga e Luanda, o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) e o Portal do Professor de Português como Língua Segunda. Prevê-se, ainda, os resultados do I Colóquio sobre o Ensino das Línguas Chinesa e Portuguesa e sobre a situação linguística da Guiné Equatorial.

Nos números subsequentes, a revista PLATÔ pode abrir chamadas de artigos com temas específicos ou convidar pesquisadores para organizar edições especiais. Esses números temáticos também podem surgir de propostas submetidas espontaneamente por estudiosos reconhecidos no campo de abrangência da publicação. As propostas serão formalmente apresentadas pelos pesquisadores por meio de formulário específico, a ser encaminhado após manifestação de interesse. Uma vez aprovadas as propostas, os organizadores prepararão o cronograma de acompanhamento e supervisionarão o processo. Ainda que a edição tenha um(a) organizador(a), todos os artigos passam por pareceristas anônimos, devendo as normas da revista serem acatadas.

Por fim, se consensuado, a PLATÔ poderá proceder a chamadas abertas. Neste caso, os trabalhos recebidos serão avaliados em duas etapas. Na primeira, realizada pelos membros do Comitê Editorial após a retirada do nome do articulista, o texto pode ser desqualificado: a) se não estiver de acordo com as normas da revista; b) se for apenas uma revisão de literatura sem posicionamento crítico; c) se apresentar redação imprópria (inadequação quanto aos gêneros aceitos pela revista, problemas de coesão, etc.); e d) se apresentar problemas de formatação (parágrafos feitos na barra de espaços, linhas em branco entre parágrafos e referências, gráficos e figuras que, para serem lidos, dependam de programas muito específico e de difícil incorporação no domínio da revista, etc.). Na segunda etapa, os textos selecionados são enviados a dois consultores anônimos que avaliam as suas qualidades de escrita e de conteúdo. Dois pareceres negativos desqualificam o trabalho; havendo discordância de pareceres, é solicitado um terceiro.

Os editores reservam-se o direito de não publicar trabalhos submetidos de um mesmo autor (ou autores) em intervalos menores que duas edições. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para os autores para que sejam reformulados. Nesses casos, a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.

O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até dez dias e, do resultado da avaliação do seu trabalho, em até seis meses após a data da primeira comunicação. Nos casos em que os seis meses não sejam suficientes para o fim do processo de tramitação, os autores serão comunicados de que seu artigo ainda encontra-se em avaliação.

O ato de envio de um original implica, automaticamente, a cessão dos direitos autorais a ele referentes, devendo a revista ser consultada em caso de republicação. A publicação de artigos não é remunerada.

Os artigos da revista PLATÔ são publicados mediante a autorização expressa de seus articulistas, sobre os quais recaem as respectivas responsabilidades legais relativas às informações neles veiculadas.

Os trabalhos recebidos serão avaliados em duas etapas. Na primeira, realizada pelos editores após a retirada do nome do articulista, o texto pode ser desqualificado: a) se não estiver de acordo com as normas da revista; b) se for apenas uma revisão de literatura sem posicionamento crítico; c) se apresentar redação imprópria (inadequação quanto aos gêneros aceitos pela revista, problemas de coesão, etc.); e d) se apresentar problemas de formatação (parágrafos feitos na barra de espaços, linhas em branco entre parágrafos e referências, gráficos e figuras que, para serem lidos, dependam de programas muito específico e de difícil incorporação no domínio da revista, etc.). Na segunda etapa, os textos selecionados são enviados a dois consultores anônimos que avaliam as suas qualidades de escrita e de conteúdo. Dois pareceres negativos desqualificam o trabalho; havendo discordância de pareceres, é solicitado um terceiro.

A revista pode ser reproduzida parcialmente ou no todo, desde que citada a fonte.





Topo

Parceiros

Contato

Av, Andrade Corvo, no. 8
Plateau, Cidade da Praia - Cabo Verde

revistariilp@gmail.com
(238) 261 95 048

Conexão








PLATÔ ©, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS